Guia – O que você precisa saber sobre Depressão

por | jul 1, 2024 | Centro de Cetamina, Depressão, Saúde Mental e Bem-estar | 0 Comentários

Já falamos em diversos artigos sobre a eficácia da cetamina para o tratamento de depressão e como identificá-las.
E no artigo de hoje, vamos fazer um guia sobre Depressão e as características de cada uma delas.

Prontos?

Transtorno de Depressão Maior

O Transtorno Depressivo Maior, também conhecido como depressão clínica, é uma doença mental caracterizada por um sentimento persistente de tristeza ou perda de interesse em atividades, causando uma diminuição significativa na qualidade de vida.
É muito mais do que apenas sentir-se “para baixo”.
É uma doença séria que afeta a maneira como uma pessoa pensa, sente e lida com as atividades diárias, como dormir, comer ou trabalhar.

Bipolaridade ou Transtorno Bipolar

É caracterizada por mudanças extremas no humor, que vão desde episódios de depressão até episódios de mania.
A mania é um estado de humor elevado ou irritável, juntamente com aumento da energia ou atividade, diminuição da necessidade de sono, fala rápida, pensamentos acelerados, distração, aumento de atividades orientadas a objetivos (como projetos de grande escala ou gastos excessivos) e comportamento imprudente ou de risco.
Esses sintomas devem estar presentes na maior parte do dia ou quase todos os dias. Para um diagnóstico de episódio maníaco, são pelo menos duas semanas , mas um médico precisa fazer o diagnóstico para excluir outras causas.

Depressão resistente

A Depressão Resistente, também conhecida como depressão resistente ao tratamento ou depressão refratária, é um tipo de depressão que não responde adequadamente ao tratamento com antidepressivos. Isso significa que os indivíduos com depressão resistente não experimentam um alívio suficiente dos sintomas, apesar de terem recebido tratamento adequado e contínuo com antidepressivos.

Essa condição é caracterizada pela incapacidade de alcançar uma remissão completa dos sintomas depressivos, o que pode ter um impacto significativo na qualidade de vida de um indivíduo. Pode incluir sintomas persistentes como tristeza profunda, falta de interesse em atividades prazerosas, fadiga, dificuldade de concentração e sentimentos de desesperança.

E como a cetamina age em caso de depressão?

Diferente dos antidepressivos tradicionais, que aumentam os níveis de serotonina, noradrenalina ou dopamina no cérebro, a cetamina atua bloqueando um receptor NMDA, que faz parte do sistema glutamatérgico, o principal sistema excitatório do cérebro.

A infusão endovenosa de cetamina é um método utilizado para administrar a substância diretamente na corrente sanguínea do paciente. E a principal diferença entre o tratamento de infusão de cetamina e o tratamento convencional é que a cetamina age no cérebro por meio do bloqueio do receptor NMDA e do aumento da disponibilidade de neurotransmissores, como o glutamato.

O tratamento com cetamina surge como uma alternativa segura, eficaz e com alta resposta em casos mais graves.
Lembramos que o uso de cetamina deve sempre ser em ambiente hospitalar e acompanhado por um médico anestesista.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades que sempre trago sobre cetamina.