O que é cetamina

Conheça a Cetamina: da anestesia para a terapia em saúde mental

A Cetamina é um medicamento de grande interesse na área da saúde por suas propriedades anestésicas e analgésicas. Descoberta em 1962, a cetamina, também conhecida como Ketamina, inicialmente teve seu uso liberado enquanto anestésico para procedimentos cirúrgicos. Porém, há cerca de duas décadas, ela tem sido objeto de estudo para uma variedade de aplicações médicas e psiquiátricas.

Nos últimos anos, a cetamina tem ganhado notoriedade por seu potencial uso no campo da saúde mental. Estudos têm demonstrado que sua administração endovenosa pode aliviar sintomas de depressão resistente, transtorno de ansiedade, transtorno bipolar, transtorno obsessivo-compulsivo e transtorno de estresse pós-traumático.

Além disso, os efeitos antidepressivos da cetamina endovenosa são especialmente notáveis por sua rapidez, oferecendo alívio em questão de horas ou dias, ao contrário de outras possibilidades de tratamentos que podem levar semanas e meses para surtir efeito. Esse efeito ultra-rápido também torna a terapia ideal para casos agudos ou de emergência em saúde mental, como quando há ideação suicida e automutilação (1).

Como a cetamina age no cérebro?

A cetamina age no cérebro de maneira multifacetada, ou seja, atuando em diferentes vias e receptores para produzir seus efeitos terapêuticos.
Mecânica da Cetamina

Biologicamente, ela atua como um bloqueador do principal receptor de glutamato, o NMDA, reduzindo sua atividade associada à sinalização de dor. Ao mesmo tempo, a cetamina desencadeia um processo de neuroplasticidade, permitindo que o cérebro forme novas conexões e sinapses. Essa reorganização neural é fundamental para a capacidade do cérebro de se adaptar e responder a novos estímulos.

E essa dupla ação é o que tem sido evidenciado em estudos científicos para o tratamento de doenças mentais como depressão resistente, ideação suicida e automutilação, transtorno de ansiedade, transtorno bipolar, transtorno obsessivo-compulsivo e transtorno de estresse pós-traumático, além de dores crônicas como a fibromialgia (2).

 

Tempo para efeito da Cetamina

Os estudos referenciam efeitos ultra-rápidos na infusão de cetamina: 30% dos pacientes com os mais diversos quadros de saúde mental – como depressão persistente, ideação suicida de auto mutilação, transtorno bipolar, transtorno de ansiedade e dor crônica – relatam a eficácia da terapia de forma imediata, na primeira sessão. Mas, em geral, ela é eficaz para 70% dos casos tratados dentro do plano terapêutico indicado em consulta com duração média de 3 semanas (3).

Duração do tratamento
Em geral, em fase aguda são realizadas duas ou três sessões semanais por um período que compreende 2 (duas) a 3 (três) semanas, totalizando 6 (seis) infusões. A necessidade de sessões de manutenção visando minimizar chances de recaídas após a interrupção do tratamento é avaliada pelo médico responsável pela terapia e é individual para cada paciente.

Para quem é indicado

Cetamina endovenosa: a aliada dos psiquiatras e dos pacientes resistentes

O que buscamos com a infusão endovenosa de cetamina é proporcionar alívio a quem convive com os impactos diretos das condições mentais nas diferentes esferas da vida – pessoal e profissional. 

Nos estudos científicos, a cetamina surge como uma possibilidade inovadora de terapia e uma dose de esperança para psiquiatras e para os pacientes com depressão resistente – ou seja, que não tiveram resposta terapêutica completa no tratamento após a tentativa com duas ou mais medicações orais – ou em situações em que os danos são graves e/ou com sintomas urgentes de serem resolvidos (4).  

Você ou alguém que você conhece está em um quadro agudo e urgente de depressão resistente, ideação suicida e automutilação, transtorno de ansiedade, transtorno bipolar, transtorno obsessivo-compulsivo e transtorno de estresse pós-traumático e precisa recuperar a autonomia, a liberdade e a qualidade de vida?

Cetamina é um medicamento anestésico. Escolha quem entende do assunto!

A anestesiologia enquanto especialidade médica demanda o conhecimento aprofundado e integral em anatomia, fisiologia e farmacologia para administrar medicamentos para diminuir ou retirar dores, ao mesmo tempo em que realiza o monitoramento dos sinais vitais do paciente e age nas condições adversas em tempo integral durante procedimentos médicos. 

É esse acompanhamento contínuo e dedicado e o cuidado empático que você encontra no Centro de Cetamina, sob direção do Dr Tiago Gil, médico especialista em anestesiologia, experiente na prática clínica e habilitado para administração endovenosa de anestésicos como a cetamina.

Nosso compromisso é oferecer um tratamento seguro, personalizado e assistido por um médico responsável durante todo o tempo.

Avaliação Médica

Cada paciente é único e é por isso que começamos com uma avaliação médica extremamente detalhada para conhecer o histórico de saúde física e mental do paciente. Essa abordagem personalizada nos permite entender a condição e necessidades específicas de cada um e orientar sobre a terapia de infusão de cetamina. 

Objetivo e Plano Terapêutico

Após a avaliação inicial, trabalhamos em conjunto com o paciente para definir objetivos claros para o tratamento. Com base nas necessidades e expectativas individuais, desenvolvemos um plano terapêutico personalizado que norteia quantas sessões serão necessárias para cada um.

Avaliação Pré-Anestésica

Para garantir a segurança do paciente, realizamos uma avaliação pré-anestésica obrigatória antes de administrar qualquer medicamento anestésico. Essa etapa é crucial para identificar quaisquer fatores de risco ou contra indicações que possam afetar a resposta à terapia com cetamina.

Procedimento em Ambiente Hospitalar

Por tratar-se de medicamento anestésico, a infusão endovenosa de cetamina não pode ser administrada em ambientes não hospitalares – como clínicas. Por isso, preparamos uma estrutura hospitalar segura e controlada, com atendimento exclusivo e individualizado para cada paciente, garantindo máxima privacidade, atenção e conforto. 

Após os trinta minutos iniciais de consulta com o Dr. Tiago Gil, o paciente é monitorizado para acompanhamento dos sinais vitais e tem a veia puncionada para iniciar a medicação que tem tempo estimado em 50 minutos e é supervisionada durante todo o tempo por um médico responsável. É liberada a presença de um acompanhante no procedimento.

Acompanhamento Médico Integral

A segurança e o conforto do paciente é nossa prioridade máxima. Durante o procedimento de infusão de cetamina pode ocorrer aumento da pressão sanguínea e frequência cardíaca, sedação, náusea e vômitos e dissociação. Um médico anestesista experiente acompanha o paciente em tempo integral para monitorar sua resposta, dar suporte e tratar efeitos colaterais em qualquer necessidade.

Riscos e contra indicações

Sua segurança é a nossa prioridade!

A segurança da cetamina é comprovada pelos estudos científicos, sendo amplamente reconhecida e utilizada em diversos contextos médicos. Os efeitos colaterais são geralmente leves e transitórios, como tontura ou náuseas que passam em até 24h depois do procedimento, e nossa equipe médica monitora de perto os pacientes durante o procedimento para minimizar qualquer desconforto.

Realizamos uma avaliação médica completa antes do tratamento para identificar possíveis contraindicações, garantindo que a cetamina seja uma opção segura e adequada para cada paciente.

Se você está em busca de um tratamento inovador e seguro para melhorar sua saúde mental ou aliviar dores crônicas, agende uma consulta conosco. Converse com a nossa equipe. A cetamina pode ser a chave para renovar sua esperança e transformar sua vida de maneira segura e eficaz. 

Ficou com alguma dúvida?

O Centro de Cetamina atende em dois hospitais:

Hospital-Dia Amato
Av. Brasil, 2283 – Jardim America, São Paulo – SP, 01431-001

Hospital Unic
Av. Andrômeda 900, Barueri, SP, 06473-000

Agendamento de consultas e mais informações:

Referências

(1) - Seção 1

Nikolin, Stevan et al. “Ketamine for the treatment of major depression: a systematic review and meta-analysis.” EClinicalMedicine vol. 62 102127. 3 Aug. 2023, doi:10.1016/j.eclinm.2023.102127

(2) - Seção 2

Zanos, P., Thompson, S.M., Duman, R.S. et al. Convergent Mechanisms Underlying Rapid Antidepressant Action. CNS Drugs 32, 197–227 (2018). https://doi.org/10.1007/s40263-018-0492-x

(3) - Seção 2

Oliver, Patrick A et al. “Clinical Effectiveness of Intravenous Racemic Ketamine Infusions in a Large Community Sample of Patients With Treatment-Resistant Depression, Suicidal Ideation, and Generalized Anxiety Symptoms: A Retrospective Chart Review.” The Journal of clinical psychiatry vol. 83,6 21m14336. 12 Sep. 2022, doi:10.4088/JCP.21m14336

(4) - Seção 3

Swainson, Jennifer et al. “The Canadian Network for Mood and Anxiety Treatments (CANMAT) Task Force Recommendations for the Use of Racemic Ketamine in Adults with Major Depressive Disorder: Recommandations Du Groupe De Travail Du Réseau Canadien Pour Les Traitements De L’humeur Et De L’anxiété (Canmat) Concernant L’utilisation De La Kétamine Racémique Chez Les Adultes Souffrant De Trouble Dépressif Majeur.” Canadian journal of psychiatry. Revue canadienne de psychiatrie vol. 66,2 (2021): 113-125. doi:10.1177/0706743720970860