Depressão resistente? A cetamina pode ser sua aliada!

por | jan 5, 2024 | Cetamina, Depressão | 0 Comentários

Estudos indicam que a cetamina pode aliviar rapidamente os sintomas depressivos em pacientes, inclusive os considerados resistentes a tratamentos anteriores. A cetamina é o tratamento mais eficaz para depressão resistente unipolar e bipolar, conseguindo reverter casos crônicos de depressão em até 75% dos casos, gerando uma nova esperança para pacientes.

Mas como identificamos que um paciente está dentro do espectro da depressão grave?

Identificar a depressão grave pode ser um desafio, mas existem alguns sinais comuns que podem indicar a presença dessa condição.

Aqui estão alguns sinais para observar e identificar a depressão grave:

🔹Mudanças bruscas no apetite: A depressão pode causar alterações significativas no apetite, levando a um aumento ou diminuição do consumo de alimentos.

🔹Insônia: Muitas pessoas com depressão grave têm dificuldade para dormir ou acordam frequentemente durante a noite.

🔹Tristeza inexplicável e constante: A depressão é caracterizada por um sentimento persistente de tristeza ou desesperança que não desaparece.

🔹Falta de energia crônica: As pessoas com depressão grave muitas vezes se sentem constantemente cansadas ou sem energia.

🔹Inabilidade de se concentrar: A depressão pode dificultar a concentração, a tomada de decisões e a lembrança de informações.

🔹Baixa autoestima: As pessoas com depressão grave podem ter sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva.

🔹Desinteresse pelas atividades que gostava: A depressão pode levar a uma perda de interesse ou prazer nas atividades que você costumava gostar.

🔹Apatia: A depressão pode causar uma sensação de indiferença ou desinteresse em relação à vida.

E como a cetamina pode ser eficaz no alívio dos sintomas da depressão grave?

A forma como a cetamina age no cérebro de um paciente com depressão resistente é diferente em relação à ação dos antidepressivos convencionais. Enquanto os antidepressivos atuam no sistema nervoso, mais especificamente nas monoaminas, promovendo a normalização do fluxo de neurotransmissores, a cetamina atua diretamente em outra substância, chamada glutamato, e também auxilia no reparo e reconstrução de circuitos cerebrais, aumentando o número de sinapses. É como se ela produzisse uma ponte para que a comunicação entre eles fosse restabelecida.

Em alguns casos, a resposta à infusão de cetamina é bem ágil, ocorrendo em intervalo de horas, dada a eficiência do procedimento e da ação da substância no organismo, os sintomas depressivos melhoram apenas 40 minutos após a administração do fármaco.

A eficácia e duração do tratamento são definidas no momento da consulta, não há uma regra e cada caso é único. A depressão é uma doença e responde de forma singular a cada paciente, não deixe de procurar ajuda nos primeiros sintomas.

Reforçamos que a indicação e aplicação da cetamina deve ser feita por um médico qualificado e dentro de ambiente hospitalar.

Yatham, Lakshmi N et al. “Canadian Network for Mood and Anxiety Treatments (CANMAT) and International Society for Bipolar Disorders (ISBD) 2018 guidelines for the management of patients with bipolar disorder.” Bipolar disorders vol. 20,2 (2018): 97-170. doi:10.1111/bdi.12609
Swainson, Jennifer et al. “The Canadian Network for Mood and Anxiety Treatments (CANMAT) Task Force Recommendations for the Use of Racemic Ketamine in Adults with Major Depressive Disorder: Recommandations Du Groupe De Travail Du Réseau Canadien Pour Les Traitements De L’humeur Et De L’anxiété (Canmat) Concernant L’utilisation De La Kétamine Racémique Chez Les Adultes Souffrant De Trouble Dépressif Majeur.” Canadian journal of psychiatry. Revue canadienne de psychiatrie vol. 66,2 (2021): 113-125. doi:10.1177/0706743720970860
Kennedy, Sidney H et al. “Canadian Network for Mood and Anxiety Treatments (CANMAT) 2016 Clinical Guidelines for the Management of Adults with Major Depressive Disorder: Section 3. Pharmacological Treatments.” Canadian journal of psychiatry. Revue canadienne de psychiatrie vol. 61,9 (2016): 540-60. doi:10.1177/0706743716659417
https://doi.org/10.1590/0047-2085000000371 Acessado em 12/2023