Depressão em idosos

por | mar 18, 2024 | Saúde Mental e Bem-estar | 0 Comentários

A depressão é uma condição comum em idosos, mas muitas vezes é ignorada ou mal interpretada. É importante entender que a depressão não é uma parte normal do envelhecimento, e os idosos têm tratamento e cuidados adequados para a idade.
Os sintomas da depressão em idosos podem ser diferentes dos sintomas em adultos mais jovens.
Além dos sintomas comuns de depressão, como tristeza persistente e perda de interesse em atividades, os idosos podem apresentar também:

▪️ Confusões e problemas de concentração.
▪️ Mais episódios de irritabilidade e agitação.
▪️ Ter problemas físicos inexplicados.
▪️ Negligenciar sua higiene pessoal e cuidados básicos.

Identificar a doença, buscar auxílio médico e iniciar o tratamento pode proporcionar uma melhor qualidade de vida.
A busca de um tratamento e continuidade deve ser responsabilidade dos familiares em conjunto com o idoso.
Os tratamentos disponíveis para pessoas mais jovens, também podem ser uma alternativa segura e eficaz para pacientes com mais idade. Tornando a cetamina uma opção com grande valia e segurança.
Estudos (ZACCARELLI-MAGALHAES, Julia et al; 2018) mostraram que a cetamina pode ter um efeito rápido e duradouro na depressão, muitas vezes proporcionando alívio dos sintomas dentro de horas ou dias, em vez de semanas ou meses como os antidepressivos tradicionais. Além disso, a cetamina tem se mostrado eficaz no tratamento da depressão resistente, onde outros tratamentos falharam.
A cetamina representa uma nova esperança para aqueles que sofrem de depressão resistente ao tratamento. Com o uso adequado e a supervisão médica, a cetamina pode ser uma ferramenta valiosa na luta contra a depressão.

Em conjunto com o tratamento médico, outras alternativas aumentam a possibilidade de controle da depressão em idosos, como:

Mudanças no estilo de vida, como a prática regular de exercícios físicos e a prevenção do isolamento social, também podem ajudar a melhorar os sintomas da depressão.
Terapias ocupacionais que estimulam a realização de atividades que retomam o prazer de viver, podem ser úteis.

Quando associamos a terapia, medicamentos e mudanças na rotina, as possibilidades de diminuição da depressão são elevadíssimas. Desta forma, garantimos todo o suporte necessário para a saúde mental, física e emocional do paciente.
Aqui, no Centro de Cetamina, todos os pacientes passam por uma consulta com o Dr. Tiago Gil (CRM/SP 157384 RQE 64.781), para que ele possa entender quais são as principais queixas, definir o objetivo principal do tratamento, além da avaliação pré-anestésica.

Não há uma restrição de idade para o uso da cetamina, por isso, há a necessidade de uma consulta prévia para avaliação de histórico de saúde.

Reforçamos que a indicação e aplicação das infusões endovenosas de cetamina devem ser feitas por um médico anestesista e dentro de ambiente hospitalar.

Para saber mais sobre alternativas de tratamentos e tudo sobre saúde mental, acompanhe nossas redes sociais e o nosso blog.

ZACCARELLI-MAGALHAES, Julia; FUKUSHIMA, André Rinaldi; RICCI, Esther Lopes e SPINOSA, Helenice de Souza.
Novas tendências do uso da cetamina nos transtornos de depressão: implicações no desenvolvimento da progênie.
Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2018, vol.18, n.1, pp. 31-46. ISSN 1519-0307.