Série: Desmistificando as doenças – Depressão em crianças e adolescentes

por | fev 21, 2024 | Depressão | 0 Comentários

A depressão em crianças e adolescentes é uma realidade séria e que está se tornando cada vez mais prevalente. No blog de hoje, vamos desmistificar a depressão em crianças e adolescentes, explicando seus sintomas, causas e tratamentos.

O que é e como identificar a depressão em crianças e adolescentes?

A depressão em crianças e adolescentes é um transtorno psicológico caracterizado por tristeza persistente e falta de interesse em realizar atividades que antes eram consideradas divertidas para as crianças.
Infelizmente, o diagnóstico precoce é prejudicado por acreditarem que não passa de birras ou timidez, porém se esses sintomas permanecerem por mais de 2 semanas, a recomendação é de consultar o pediatra ou o psiquiatra infantil para fazer uma avaliação do estado da saúde psicológica e verificar a necessidade de iniciar tratamento.

Quais são os sintomas mais comuns?

Os principais sintomas de depressão em crianças e adolescentes incluem:

▪ Aparência triste;
▪ Irritabilidade ou agressividade frequente;
▪ Sensação de vazio;
▪ Culpa ou inferioridade;
▪ Falta de disposição ou vontade de brincar;
▪ Dor de cabeça frequente;
▪ Mudança rápida de humor ou choro fácil;
▪ Excesso de birras ou pirraça;
▪ Dor no abdome frequente;
▪ Perda ou aumento excessivo do apetite, podendo ser associados à perda ou ganho de peso;
▪ Dificuldade para dormir à noite ou excesso de sono durante o dia;
▪ Desatenção, que pode ocasionar a queda do rendimento na escola;
▪ Medo de separar-se do pai ou da mãe;
▪ Perda de vontade de ver os amigos.

Causas e tratamento

Ainda é desconhecido a forma que “começa” a depressão, tanto em criança quanto em adultos, mas podemos afirmar que pode haver uma predisposição hereditária, evento traumático, bullying, estresse, perda de um ente querido, mudanças na vida pessoal e personalidade.
O tratamento para a depressão em crianças e adolescentes deve ser orientado por um profissional habilitado. Pode envolver sessões de psicoterapia e uso de remédios antidepressivos, porém o apoio dos pais e professores é fundamental para ajudar a criança a sair da depressão, já que esse transtorno pode dificultar o desenvolvimento da criança.

Ainda há pouca informação sobre a ação do uso de infusões de cetamina em adolescentes, mas uma equipe de pesquisa liderada por Kathryn R. Cullen, MD, jovem investigadora do BBRF em 2018, demonstrou o impacto do Transtorno Depressivo na Adolescência, afetando, principalmente, o comprometimento do rendimento escolar, afastamento de amigos e familiares. E em alguns casos culminando em automutilação e até mesmo tentativa de suicídio. Mostrando a importância de um círculo de tratamento: família, amigos, escola.
Este mesmo estudo, fez uma análise do tratamento com cetamina por via intravenosa em 13 adolescentes com depressão que não haviam respondido a dois tratamentos antidepressivos anteriores.
Cinco dos pacientes tiveram seus sintomas de depressão diminuindo para um nível que indica uma resposta clínica à substância, e três desses pacientes foram considerados em remissão após o tratamento. Os resultados foram promissores e podem indicar um novo caminho para o tratamento da depressão numa faixa etária tão delicada, como a adolescência.

Por aqui, no Centro de Cetamina, crianças e adolescentes são acompanhados, juntamente com seus responsáveis, pelo Dr. Tiago Gil (CRM/SP 157384 RQE 64.781) para definir o objetivo do tratamento após compreender as causas e os principais sintomas.

Reforçamos que a indicação e aplicação da cetamina deve ser feita por um médico anestesista e dentro de ambiente hospitalar.

Referência:
www.bbrfoundation.org/content/test-ketamine-adolescents-resistant-depression
Abbar M, Demattei C, El-Hage W, Llorca PM, Samalin L, Demaricourt P, Gaillard R, Courtet P, Vaiva G, Gorwood P, Fabbro P, Jollant F. Ketamine for the acute treatment of severe suicidal ideation: double blind, randomised placebo controlled trial. BMJ. 2022 Feb 2;376:e067194. doi: 10.1136/bmj-2021-067194. PMID: 35110300; PMCID: PMC8808464.

Cullen, K. R., Amatya, P., Roback, M. G., Albott, C. S., Westlund Schreiner, M., Ren, Y., Eberly, L. E., Carstedt, P., Samikoglu, A., Gunlicks-Stoessel, M., Reigstad, K., Horek, N., Tye, S. J., Lim, K. O., & Klimes-Dougan, B. (2019). Erratum: Intravenous ketamine for adolescents with treatment-resistant depression: An Open-Label Study, by Cullen KR, Amatya P, Roback MG, Albott CS, Westlund Schreiner M, Ren Y, Eberly LE, Carstedt P, Samikoglu A, Gunlicks-Stoessel M, Reigstad K, Horek N, Tye S, Lim KO, Klimes-Dougan B. (J Child Adolesc Psychopharmacol (2018) 28:7 (437-444) DOI: 10.1089/cap.2018.0030). Journal of child and adolescent psychopharmacology, 29(1), 77. https://doi.org/10.1089/cap.2018.0030.correx