Você sabe o que é um ataque de pânico? Antes de falar sobre suas características, vamos entender o que é.
Um ataque de pânico é uma manifestação extrema da ansiedade, caracterizada por uma grande descarga de hormônios e uma série de sintomas por todo o corpo. Geralmente, é descrito como uma sensação intensa e súbita de medo. Os ataques podem ocorrer durante situações de estresse social, mas também podem acontecer durante o sono, em casa, no trabalho ou em qualquer outro ambiente cotidiano.
As causas exatas dos ataques de pânico ainda não são completamente compreendidas, mas acredita-se que uma combinação de fatores possa contribuir para o desenvolvimento desses ataques.
Aqui estão alguns dos fatores:
Genética: A presença de ataques de pânico ou transtorno de pânico em familiares pode aumentar o risco de uma pessoa desenvolver a condição.
Estresse intenso: Situações de estresse elevado, como problemas familiares, sociais ou profissionais persistentes, podem desencadear ataques de pânico.
Temperamento individual: Pessoas com um temperamento ansioso ou que reagem fortemente ao estresse podem ser mais propensas a experimentar ataques de pânico.
Desequilíbrios nos neurotransmissores: Algumas pesquisas sugerem que desequilíbrios no funcionamento dos neurotransmissores no cérebro podem desempenhar um papel nos ataques de pânico.
Traumas pessoais: Experiências traumáticas, como assaltos ou acidentes automobilísticos, podem aumentar o risco de ataques de pânico.
Outros distúrbios psiquiátricos: A presença de outros distúrbios psiquiátricos, como depressão ou transtorno de ansiedade generalizada, pode aumentar o risco de ataques de pânico.
Efeito colateral de medicamentos: Alguns medicamentos utilizados no tratamento de ansiedade e pânico podem, paradoxalmente, aumentar os sintomas nos primeiros dias de uso.
Alteração do metabolismo, como a hipoglicemia: os sintomas que ocorrem tanto na hipoglicemia quanto na síndrome do pânico, são bem parecidos e podem desencadear um confusão entre os dois episódios.
Os ataques de pânico ou ansiedade, podem apresentar uma variedade de sintomas físicos e psicológicos.
Aqui estão alguns dos sintomas mais comuns:
Sintomas físicos:
🔹Tremor
🔹Náuseas ou vômitos
🔹Dor de estômago ou diarreia
🔹Falta de ar ou respiração ofegante
🔹Suor, calafrios ou ondas de calor
🔹Formigamento ou dormência nos braços ou pernas
🔹Tensão muscular
🔹Boca seca
🔹Irritabilidade e dificuldade para dormir
🔹Tontura, vertigem ou sensação de desmaio
🔹Inquietação, irritabilidade ou agitação
🔹Dificuldade para falar
Sintomas psicológicos:
🔹Medo de perder o controle ou de ferimentos físicos ou morte
🔹Dificuldade ou falta de concentração
🔹Sensação de que algo ruim vai acontecer
🔹Descontrole sobre os próprios pensamentos
🔹Pensamentos ou memórias assustadoras
🔹Memória fraca
🔹Nervosismo
🔹Medo ser avaliado negativamente por outras pessoas
🔹Desconexão com a realidade
🔹Distração ou confusão mental
🔹Preocupação excessiva
É importante ressaltar que as crises de ansiedade, ataques de pânicos e outros sintomas provenientes do quadro depressivo acontecem de forma única em cada indivíduo, não há um manual pré estabelecido sobre a conduta a ser tomada, por isso, é recomendado que aos primeiros sinais, um médico deve ser procurado com o intuito de haver um diagnóstico preciso e iniciar o tratamento adequado para cada caso.
No Centro de Cetamina, você encontrará apoio e direcionamento individual, levando em consideração o quadro clínico e a sua autonomia de decisão.
A cetamina é um tratamento promissor para pacientes com quadros resistentes.
Reforçamos que qualquer indicação de cetamina deve ser feita por um médico anestesista responsável e ministrada em ambiente hospitalar.
Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades que sempre trago sobre saúde mental e como a cetamina pode auxiliar nesse processo.
Se ainda tiver dúvidas, não deixe de nos contatar.