Depressão x Bipolaridade – como diferenciar?

por | abr 22, 2024 | Depressão, Saúde Mental e Bem-estar | 0 Comentários

Depressão e bipolaridade são dois transtornos mentais que podem apresentar sintomas semelhantes, mas são condições distintas.
No artigo de hoje, vamos conhecer mais a fundo sobre cada doença, como diferenciar, e como a cetamina pode ser uma alternativa de um tratamento eficaz.

Depressão ou Transtorno Depressivo Maior

A depressão é um transtorno do humor caracterizado por sentimentos persistentes de tristeza, perda de interesse em atividades que antes eram prazerosas, alterações no apetite e no sono, fadiga, sentimentos de inutilidade ou culpa, dificuldade de concentração e pensamentos de morte ou suicídio.

Bipolaridade ou Transtorno Bipolar

É caracterizada por mudanças extremas no humor, que vão desde episódios de depressão até episódios de mania.
A mania é um estado de humor elevado ou irritável, juntamente com aumento da energia ou atividade, diminuição da necessidade de sono, fala rápida, pensamentos acelerados, distração, aumento de atividades orientadas a objetivos (como projetos de grande escala ou gastos excessivos) e comportamento imprudente ou de risco.
Esses sintomas devem estar presentes na maior parte do dia, quase todos os dias, por pelo menos uma semana para um diagnóstico de episódio maníaco.

Como diferenciar?

Esses sintomas devem estar presentes na maior parte do dia, quase todos os dias, por pelo menos duas semanas para fechar o diagnóstico. Para pacientes com bipolaridade, para caracterizar o episódio maníaco, é possível fechar o diagnóstico com uma semana de sintomas apresentados.
A principal diferença entre a depressão e a bipolaridade é a presença de episódios maníacos ou hipomaníacos no transtorno bipolar.
É importante notar que tanto a depressão quanto a bipolaridade são condições sérias que requerem um diagnóstico e tratamento médico.

E como a cetamina pode auxiliar?
Um estudo publicado na Cochrane Library, em julho de 2020, mostra que a infusão de cetamina pode agir muito rapidamente na depressão e na bipolaridade. Os efeitos da cetamina estão sempre em estudos, não é uma determinação de tratamento, mas pode ser uma alternativa quando discutida com um médico responsável.
E aqui, no Centro de Cetamina, você encontra apoio e informação para ter a autonomia de iniciar o tratamento de forma segura.
Lembramos que a indicação, manipulação e acompanhamento durante a infusão de cetamina deve ser responsabilidade de um médico anestesista e feita em ambiente hospitalar.

Dean RL, Marquardt T, Hurducas C, Spyridi S, Barnes A, Smith R, Cowen PJ, McShane R, Hawton K, Malhi GS, Geddes J, Cipriani A. Ketamine and other glutamate receptor modulators for depression in adults with bipolar disorder. Cochrane Database of Systematic Reviews 2021, Issue 10. Art. No.: CD011611. DOI: 10.1002/14651858.CD011611.pub3. Acesso em: 05 jan 2024.