Cetamina: indicado para dor crônica

por | jan 19, 2024 | Cetamina, Dor Crônica | 0 Comentários

Você sabe o que é dor crônica?

A dor crônica é aquela que persiste por mais de 3 meses ou que permanece após 1 mês da resolução de uma lesão. Ela geralmente indica que há disfunções no sistema nervoso ou nas fibras nervosas do membro afetado. Pode surgir na maioria dos casos em associação com uma doença crônica, como artrite reumatoide, artrose da coluna ou dos joelhos, fibromialgia ou câncer.

Sua classificação pode ser: nociceptiva ou somática, que surge devido a uma lesão ou inflamação dos tecidos da pele; neuropática, que acontece por disfunção do sistema nervoso; ou mista ou inespecífica, que é causada tanto por componentes da dor nociceptiva e neuropática, ou por causas desconhecidas.

O tratamento para dor crônica pode variar de acordo com o tipo e intensidade da dor, podendo ser recomendado o uso de medicamentos, realização de infiltrações ou injeções, fisioterapia e, nos casos mais graves, cirurgia.

E é aí que entra o tratamento com cetamina!

A cetamina tem sido usada para o tratamento da dor crônica há muito tempo. Ela é capaz de provocar um estado profundo de analgesia, em que a pessoa não sente dor, mas permanece com o tônus muscular normal, com mínimas alterações em ventilação e funcionamento de órgãos vitais.

Um antagonista dos receptores NMDA (N-metil-D-aspartato), a cetamina é capaz de ser usada para fins sedativos e analgésicos, a depender da dose. A cetamina interage com diversos receptores opióides.

Além disso, a cetamina tem outras ações, algumas das quais podem contribuir para o seu efeito analgésico, como os efeitos tipo opióide, anti-inflamatórios e interacções com: outros canais do cálcio, potássio e sódio; com a transmissão colinérgica, dopaminérgica e noradrenérgica; e as vias descendentes inibitórias.

Durante todo o tratamento, o acompanhamento médico é essencial, pois alguns efeitos colaterais podem ser observados, tais como:

🔹 Sonhos ou delírios: Alguns pacientes podem experimentar sonhos vívidos ou delírios enquanto estão sob o efeito da cetamina.
🔹 Aumento da pressão sanguínea ou dos batimentos cardíacos: A cetamina pode causar um aumento na pressão sanguínea ou nos batimentos cardíacos.
🔹 Tontura: Alguns pacientes podem sentir tontura enquanto estão sob o efeito da cetamina.
🔹 Redução da frequência ventilatória: a cetamina pode reduzir o número de respirações que uma pessoa faz.

A dor crônica é uma condição complexa e debilitante que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. A cetamina, um anestésico geral, tem sido cada vez mais estudada como uma opção de tratamento potencial para a dor crônica.

Reforçamos que a indicação e aplicação da cetamina deve ser feita por um profissional qualificado e dentro de ambiente hospitalar.

Pastrak M, Abd-Elsayed A, Ma F, Vrooman B, Visnjevac O. Systematic Review of the Use of Intravenous Ketamine for Fibromyalgia. Ochsner J. 2021 Winter;21(4):387-394. doi: 10.31486/toj.21.0038. PMID: 34984054; PMCID: PMC8675611.