Cetamina é segura?

por | fev 7, 2024 | Cetamina | 0 Comentários

A cetamina é um medicamento utilizado em várias áreas da medicina, desde a anestesia até o tratamento de doenças psiquiátricas, como a depressão.

Os estudos nos últimos anos têm indicado a cetamina como um fármaco muito eficiente no tratamento da depressão resistente, quando utilizada em doses muito menores do que para fim anestésico e aplicada sob supervisão médica.

E no Brasil, foi aprovada em novembro de 2020 pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) como medicamento para esse tipo de transtorno mental. Para este fim, segundo a Agência, deve ser administrada exclusivamente em um hospital e na presença de um profissional da saúde.

Mas, a cetamina é segura?

Sim, e separamos alguns motivos para você também acreditar na segurança e eficácia da cetamina como alternativa de tratamento para transtornos mentais.

🔵 Uso controlado: A cetamina é usada em ambiente hospitalar, com a administração feita por um profissional de saúde treinado e sob a supervisão dele. Isso garante que a dose administrada seja apropriada e segura para o paciente.
🔵 Dosagem individualizada: A dosagem de cetamina é calculada de forma individualizada pelo anestesiologista, levando em consideração a idade, o peso corporal e a condição física do paciente, bem como o tipo e a duração do procedimento a ser realizado. Isso minimiza o risco de efeitos colaterais indesejados.
🔵 Efeitos colaterais gerenciáveis: Embora a cetamina possa causar efeitos colaterais, como confusão mental, sonhos ou delírios, aumento da pressão sanguínea ou dos batimentos cardíacos, esses efeitos são geralmente temporários e podem ser gerenciados por profissionais de saúde.
🔵 Comprovação científica: A cetamina é reconhecida e bastante utilizada por hospitais para os fins citados, justamente por ser considerada segura e regulamentada por órgãos como a FDA (Food and Drugs Administration – agência reguladora nos EUA) e a Anvisa, no Brasil.
🔵 Eficácia comprovada: A cetamina é considerada o tratamento mais eficaz para depressão resistente unipolar e bipolar, conseguindo reverter casos crônicos de depressão em até 75% dos casos, gerando uma nova esperança para pacientes.

Por agir de forma diferente do outros medicamentos convencionais, o uso da cetamina auxilia no reparo e reconstrução de circuitos cerebrais, aumentando o número de sinapses.
Estudos mostraram que a cetamina pode ter um efeito rápido e duradouro na depressão, muitas vezes proporcionando alívio dos sintomas dentro de horas ou dias, em vez de semanas ou meses como os antidepressivos tradicionais. Além disso, a cetamina tem se mostrado eficaz no tratamento da depressão resistente, onde outros tratamentos falharam.
Reforçamos que a indicação e aplicação da cetamina deve ser feita por um médico anestesista e dentro de ambiente hospitalar.

Se ainda tiver dúvidas, não deixe de nos contatar.

Referência:
Tully, Jamie L et al. “Ketamine treatment for refractory anxiety: A systematic review.” British journal of clinical pharmacology vol. 88,10 (2022): 4412-4426. doi:10.1111/bcp.15374

Entre em contato conosco e dê o primeiro passo rumo à recuperação!

O Centro de Cetamina atende no Hospital São Camilo Ipiranga, localizado:

R. Pouso Alegre, 01 – Ipiranga, São Paulo – SP, 04261-030

Agendamento de consultas e mais informações: